terça-feira, 16 de fevereiro de 2016


FICHA DE TRABALHO Nº7 modulo 2

 

1.Indique quais os meios de transmissão de dados guiados por cabo que ficou a conhecer neste capítulo.

 

2.Indique as características dos tipos de cabos coaxiais existentes.

 

3.Indique as características dos tipos de cabos de pares entrançados existentes.

 

4.Quais as diferenças entre os tipos cabos de FO Monomodo e Multimodo?

 

5.Imagine que teria de fazer uma instalação de rede num determinado local. Indique algumas vantagens e desvantagens na utilização, ou não, dos dois tipos de cabos (eléctricos vs ópticos).

 

1-      São os cabos eletricos e afibra optica.

 

2-      Fino-com blindagem sim(maxima 185m com velocidade de 10Mbp)

Grosso-com blindagem(maxima 500m com velocidade de 10Mbp)

 

3-      UTP-usado para interior. Sem malha de proteçao contra ruidos externos.

STP-usado para exterior. Com malgha de proteçao E CONSEUENTEMENTE MAIOR IMUNIDADE AO RUIDO.

 

4-       Multimodo- varios comprimentos de onda a percorrer a mesma fibra. Tecnologia mais barata a monomodo, maior diametro e percorre distancias mais curtas que as FO monodomo.

Monomodo- apenas um comprimento de onsda a percorrer a fibra. Tecnologia mais cara e mais dificil de instalar devido ao seu menor diametro . percorre distancias mais longas que FO multimodo.

 

5-      A FO é 100% imune às interferências electromagnéticas pelo que pode ser instalada num ambiente ruidoso sem que a transmissão seja afectada;

 

 Para distâncias inferiores a 100 m, salvo casos especiais, não compensa a nível monetário instalar FO.

 

 A FO não transmite um sinal eléctrico pelo que não exige a existência de um referencial eléctrico com a mesma terra dos dois lados. Apesar desta vantagem, não poder transmitir potência através da FO pode ser uma desvantagem. Muitas vezes, através de cabos de rede UTP/STP usa-se uma característica, POE (Power Over Ethernet), que permite alimentar o equipamento do outro lado do cabo. Consequentemente, não é necessária uma instalação eléctrica desse lado. Isto não é possível através de FO.

 

 A FO alcança maiores distâncias devido à baixa: atenuação e baixa taxa de erros.

 

 A FO é muito mais leve que o cobre o que facilita a sua instalação. No entanto, devido à sua fragilidade requer cuidados na sua utilização, visto quebrar com facilidade. O custo da sua instalação é por isso mais elevado e requer pessoal especializado.

 

 Qualquer problema na fibra (ex.: corte) implica uma fusão (o que fica dispendioso) e isso traduz-se numa atenuação do sinal. No cobre, as junções e reparações são mais simples de realizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário